Conheça a Fundação Maria Carolina

A Fundação Maria Carolina, fundada por Catarina Ablas Sepe como uma instituição sem fins lucrativos em 1984, evoluiu de maneira notável ao longo dos anos para atender às demandas em constante mudança da comunidade. Inicialmente concebida como um abrigo para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, a organização redefiniu sua missão em 1995.

Atualmente, a Fundação Maria Carolina desempenha o papel de um serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, que demos o nome de Projeto Bem Crescer, focando em crianças e adolescentes de baixa renda que residem com suas famílias. Essa adaptação reflete o compromisso da instituição em se ajustar às transformações sociais, concentrando-se em fornecer apoio a indivíduos que enfrentam desafios financeiros e sociais, mesmo no ambiente familiar.

Através do *Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de 6 a 15 anos, oferecemos uma ampla gama de atividades educativas e culturais, a Fundação busca impulsionar o desenvolvimento integral desses jovens. As atividades abrangem artes, esportes, jogos cooperativos, leitura e escrita, conscientização ambiental, música, entre outras.

Dessa forma, a Fundação Maria Carolina se dedica a criar um ambiente acolhedor e estimulante para crianças e adolescentes de baixa renda, contribuindo para o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. A organização visa proporcionar oportunidades de aprendizado, expressão artística e desenvolvimento pessoal, impactando positivamente a vida desses jovens e colaborando para a construção de um futuro mais promissor.

Além das atividades mencionadas, a Fundação Maria Carolina também se preocupa com a alimentação adequada das crianças e adolescentes atendidos, fornecendo lanches pela manhã e à tarde, assim como almoço.

Com um histórico de impacto positivo ao longo dos anos, a Fundação Maria Carolina reitera seu compromisso em oferecer um ambiente seguro, inclusivo e estimulante. Desde o início, a organização reconhece a importância do acesso à educação e cultura para o crescimento saudável e o desenvolvimento de habilidades em diversas áreas da vida.

Destacando-se entre as atividades oferecidas, a arte permite que as crianças explorem sua criatividade através de pintura, desenho, dança e teatro. Oficinas de música proporcionam a oportunidade de aprender a tocar instrumentos e desenvolver habilidades musicais.

A valorização do brincar e do desenvolvimento lúdico é enfatizada por meio de atividades lúdicas e jogos cooperativos, promovendo o trabalho em equipe e o desenvolvimento de habilidades sociais essenciais. Os jogos de mesa são utilizados para estimular o raciocínio lógico, a concentração e o aprendizado de estratégias.

Além disso, o compromisso da Fundação Maria Carolina com a cidadania é evidenciado por atividades que promovem a consciência de direitos e deveres, respeito mútuo, solidariedade e responsabilidade social. Os participantes são incentivados a se envolver em projetos comunitários e contribuir ativamente para a construção de um ambiente mais justo e inclusivo.

O esporte desempenha um papel fundamental nas atividades da fundação, oferecendo aulas de diversas modalidades esportivas e transmitindo valores como trabalho em equipe, disciplina, perseverança e fair play. A leitura e a escrita são estimuladas por meio de bibliotecas e oficinas de escrita criativa, contribuindo para o desenvolvimento intelectual e emocional das crianças.

A Fundação Maria Carolina reforça seu compromisso com a preservação do meio ambiente, promovendo atividades de conscientização ambiental, como plantio de árvores, reciclagem e horta comunitária. As crianças aprendem sobre a importância da sustentabilidade e são incentivadas a se tornarem agentes de mudança em relação ao meio ambiente. Ao longo dos anos, a organização tem desempenhado um papel significativo na vida de muitos jovens em situação de vulnerabilidade social, proporcionando um ambiente seguro, inclusivo e estimulante, onde esses jovens podem desenvolver todo o seu potencial e construir um futuro melhor.

Diretoria

A diretoria da Fundação Maria Carolina é composta por seis diretores e seis conselheiros, todos voluntários, eleitos em assembléia pública para quatro anos de gestão.

Estrutura

A Fundação Maria Carolina funciona numa área de 10 mil metros quadrados localizada no Jardim da Glória, em Cotia, na Grande São Paulo. Além de toda a estrutura necessária para a manutenção – cozinha, refeitório, lavanderia e escritórios –, a instituição tem espaço de sobra para as crianças brincarem, com salas adaptadas, biblioteca, jardins e quadra esportiva.

*SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS
SERVIÇO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE 6 A 15 ANOS: Tem por foco a constituição de espaço de convivência, formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças e adolescentes, a partir dos interesses, demandas e potencialidades dessa faixa etária. As intervenções devem ser pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas como formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social. Inclui crianças e adolescentes com deficiência, retirados do trabalho infantil ou submetidos a outras violações, cujas atividades contribuem para re-significar vivências de isolamento e de violação de direitos, bem como propiciar experiências favorecedoras do desenvolvimento de sociabilidades e na prevenção de situações de risco social.